quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aprendendo na roça!!



Pessoal,nessa curta historinha do Chico,é possível trabalhar com os pequenos: a questão da correção ortográfica,como é a vida no campo,higiene,variedades linguísticas...
Isso sem fazer esforço algum!!!
Bom trabalho a todos e boa diversão!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A evolução e história de cada um deles...

Vai Morrer Sem Nunca Tomar Banho.... 

O Cascão foi criado em 1961, para contracenar com o Cebolinha. Inspirado em um amiguinho de infância, Mauricio teve um certo receio quanto a recepção dos leitores devido a sua mania de sujeira e aversão ao banho. Mas ele logo foi bem recebido e o fato é que continua aí até hoje.... e sujinho.
 
Assim como o resto da turma, o Cascão das primeiras tirinhas era bem diferente do atual. as sujeirinhas e a roupa eram a mesma, mas o cabelo não era no topo da cabeça. ia até nas orelhas. Com o tempo ele foi carecando lateralmente e ficou aquela famosa moitinha no cucuruto. A idéia do borrão ( impressão digital ) que é o cabelo do Cascão veio do Graciano, que é arte finalista do estúdio até hoje.
 
Passou por sua fase magrela, bochechuda, angulosa assim como todo os outros personagens, e em Agosto de 82 teve sua própria revista, ainda pela Abril. O principal dilema dessa época era a questão dos pais, que de início eram igualmente sujinhos, mas depois ficaram politicamente incorretos demais e foram 'limpados'.
 
Com o tempo ele ganhou sua própria galeria de coadjuvantes como a Cascuda, Chovinista, Cremilda e Clotide e o prof Olimpio.  


 Eu tloco as letlas, não falo bem! 

Cebolinha existiu mesmo. Era um garotinho lá de Moji das Cruzes que trocava o R pelo L, e tinha o cabelo todo espetado. Mauricio se baseou nele para criar o Cebolinha que conhecemos em 1960. 
No início ele era mais crescidinho e mais gordinho, e fios de cabelo, tinha de montão. Pelos desenhos, dá para perceber, assim como a Mônica, que o cabelinho foi se ajeitando até ficar do estilão atual. Dos inúmeros fios, incontáveis, foram diminuindo, ficaram 8, 7, 6, até os 5 que conhecemos. Teve sua fase 'bochechuda' até ficar redondinho como todos os outros personagens. Só a personalidade é que não mudou muito. Continua pestinha e louco para tirar da Mônica o título de dona da rua ( ou recuperar, já que a Mõnica apareceu como uma mera coadjuvante nas tiras do Cebolinha ).
 
Já o
 Floquinho apareceu nas tirinhas com um  jetinho mais de cachorro do que conhecemos hoje. Mesmo assim, o rabo e a cabeça pareciam  ser a mesma coisa. 

O Meu Nome é Chico Bento, Alegre e Caipirão! 

Chico Bento
 nasceu em 1961, como um mero coadjuvante nas tiras de Zezinho e Hiroshi. Esquisito não? Pois é. Os tais Zezinho e Hiroshi são nada mais nada menos que Zé da Roça e Hiro, hoje os meros coadjuvantes das histórias do Chico Bento. 
O fato dessa 'inversão' se deu pelo carisma do personagem, inspirado nos caipiras de Mogi das Cruzes, principalmente pelo tio-avô de Mauricio ( que emprestou inclusive o seu nome - Chico Bento ).
 
As tiras publicadas na revista Coopercotia (da Cooperativa Agrícola de Cotia) mostrava um Chico Bento muito diferente. Magrelo, comprido e um 'quê' de adulto, só que um tanto preguiçoso, burro, malandro, picareta. Com um tempo, aderiu umas características mais certinhas e deixou algumas destas para o Zé Lelé.
 
Apareceu nas revistas da Mônica até 1982, ano em que ganhou seu próprio Gibi. Abraçou a ecologia, abandonando estilingues e trabucos e passou a ser um menino trabalhador e estudioso ( mas nem tanto... ).
 
O traço do personagem evoluiu paralelamente com o restante do universo da Mônica. Quando Mônica ficou mais 'angular', o Chico também ficou, e quando Mônica ficou 'redondinha', o Chico arredondou.
 
Zé da Roça
 e Hiro mudaram pouco. continuam até hoje com suas mesmas roupas e chapéus. Já a Rosinha já teve várias encarnações. A primeira aparece no alto da ilustração. Alguns anos depois, começou a usar uma ( só uma ) trança e foi inclusive loira, até ficar definida como a conhecemos hoje. 
Muitos já tentaram mudar o jeito caipirês do Chico Bento falar, alegando ser um péssimo exemplo a criançada, mas assim como o Cebolinha, o caipira não dá a mínima e prefere 'assumi a caipirês do qui dá mar exempro! Eita, trem bão!' 


 Sempre amiga, assim é Magali

Criada em 1963, a segunda menina do universo de Mauricio de Sousa apareceu inicialmente nas tiras de jornais fazendo pontas para as gags da Mônica e Cebolinha. Obviamente já chegou detonando todas as pizzas, melancias e sorvetes do bairro do Limoeiro.
Essa fome não é para tanto. Magali foi inspirada na..... Magali, filha do Mauricio, que pelo que contam as más línguas, tinha um apetite invejável ( que continua até hoje ), e que por mais que queira, continuava sempre magra ( assim como hoje ).
Mesmo nos primeiros números das revistinhas da Mônica e Cebolinha, Magali não era uma presença constante, Não raros foram as edições que ela nem dava a cara. No final dos anos 70 ela começou a ganhar força, encabeçando historias solo, até que em 1989 teve sua própria revista ( a última dos personagens a ganhar seu título... até a chegada do Ronaldinho Gaúcho ). Com a revista, um novo núcleo de personagens nasceu para contracenar com a comilona: Quinzinho, Dudu, Tia Nena, Tio Pepo... e aquele coadjuvante que as vezes rouba toda a cena: Mingau, seu gatinho Angorá.

Sou a Mônica, Sou a Mônica. 

Aqui mostra bem como foi a evolução da Mônica no decorrer dos anos. Lenta e gradual. O interessante é ver que ela não foi criada do jeito que conhecemos hoje, sem dedão do pé, bidimensional e com cabelos de banana. Ela ocorreu naturalmente. pode-se dizer que a Mônica 'se deixou fazer'.
 
1
 - A primeira Mônica ( inspirada na filha do Mauricio,  para ser um contrapeso num universo dominado por meninos ) apareceu como a irmãzinha invocada do Zé Luis numa tirinha do Cebolinha em 1963 ( o coitado já apanhava no final ). As características já estavam ali: Era forte, briguenta e carregava seu coelhinho de pelúcia. Detalhe: O cabelo era apenas escorrido, ela usava sapatos, tinha 'papada' e o vestido tinha bolsinhos. 
2
 - Para aproveitar melhor o tempo e fazer desenhos mais rápidos, é natural que o Mauricio começasse a simplificar os traços. Sumiram os detalhes da roupa, e o cabelo começou a ter um certo toque bidimensional, escorridos só para um lado. 
3 - 
Mais uma simplificada. Os cabelos viraram uns traços grossos e sumiram os sapatos. Aqui está um ponto a ser comentado. Ao meu ver, A Mônica, Cascão e Magali NÃO andam descalços ( e tem dedões sim ). Isso apenas não está explícito. Ah, e naquele tempo a Mônica era realmente baixinha. Olhem a proporção dela ao lado do Cebolinha. 
4 -
 mas próxima do que conhecemos hoje, os dentes ainda eram quadrados e do cabelo, ficaram só 4 'bananas'. 
5 -
 Um cabelo com 5 bananas, como é até hoje, porém, as formas ainda eram cheias de ângulos. A Mônica só ficou redondinha do jeito que conhecemos no final dos anos 70... e aí está: a nossa Mônica. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eles sempre nos ajudam...


Galerinha,acho muito legal essa turminha se preocupar também com os problemas que nos cercam...Por isso é interessante de se trabalhar!Mostrar para nossos pequenos que até as crianças podem colaborar!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das crianças!!!

Um ótimo dia das crianças para todos nós!!!!
E pra se divertir mais,lembrando de sua infância,dê uma passadinha nesses sites...


http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm

Essa turminha acompanhou o crescimento de muitos adultos-crianças...
Não permita que o tempo e o amadurecimento apaguem em vocês a quanto é bom lembrar de como é ser criança!!!!

sábado, 8 de outubro de 2011

Uma ajudinha deles...


Aproveitem!!!

Oi pessoal!!!
Aqui vai mais uma dica de site da TM mesmo...
Sabiam que nosso querido Maurício também tem uma página para suas crônicas??Pois é...eu não sabia...
Por isso achei legal compartilhar com vocês!!!
Divirtam-se!!!
Beijinhos :)

www.monica.com.br/mauricio/nwelcome.htm

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade!!!

O  MACHUCADO


1. QUAIS  SÃO  OS  PERSONAGENS  DESTA  TIRINHA?
RESPOSTA: _________________________________________________

2. NO  PRIMEIRO  QUADRINHO,  PERCEBEMOS  QUE  CASCÃO  ESTÁ  CHORANDO.  QUAL  É  O  MOTIVO?
RESPOSTA: ________________________________________________
___________________________________________________________

3. LOGO  QUE  O  CEBOLINHA  PERCEBE,  O  QUE  ELE  VAI  BUSCAR?
RESPOSTA: __________________________________________________
_____________________________________________________________

4. NO  ÚLTIMO  QUADRINHO,  CEBOLINHA  FAZ  O  QUÊ  PARA  FAZER  O  CASCÃO  PARAR  DE  CHORAR?
RESPOSTA: ___________________________________________________
______________________________________________________________

5.  VOCÊ  ACHA  QUE  O  CEBOLINHA  AGIU  CERTO?  JUSTIFIQUE  SUA  RESPOSTA:
RESPOSTA: ___________________________________________________
______________________________________________________________

6.  O  QUE  VOCÊ  FAZ  QUANDO  VÊ  ALGUM  AMIGO  CHORANDO  COMO O  CASCÃO?
RESPOSTA: ____________________________________________________
_______________________________________________________________

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Faça já sua hq!!!


Como fazer uma História em Quadrinhos
Dicas de Evelyn Heine 
Um belo dia a professora chega na classe e pede:
— Queridos alunos, quero que vocês façam uma história em quadrinhos sobre um assunto qualquer!
E aí?
Para ajudar, criamos este conjunto de dicas.
É mais fácil do que muita gente imagina. Você vai até se orgulhar do seu talento!
Primeiro, um exemplo prático. Veja:
1. Primeiro quadrinho:
Desenho - Professora na frente da lousa
Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!
2. Segundo quadrinho:
Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados.
Balão geral - OH, NÃÃÃO!
3. Terceiro quadrinho:
Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada.
Balão - E agora?
Viu só?
Qualquer situação pode virar uma historinha legal. Elas estão aí por toda parte, acontecendo de verdade. A gente consegue usá-las à vontade, mudando, colocando piadinhas, exagerando, misturando fatos.
Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO, assim como o exemplo acima, colocando no papel como será a história toda.
Depois, faça as contas!
Isso mesmo. Veja quantos quadrinhos sua história inteira vai ter. Aí tente descobrir de quantas páginas ela precisa.
Exemplo: 12 quadrinhos.
Aí eu posso colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.
Dividindo uma folha de sulfite ao meio, posso fazer uma CAPA na primeira página, deixar a história na segunda e terceira, colocar meu nome e série na quarta, a última.
Mas isto é só um exemplo. Algumas professoras já dizem se querem uma página ou apenas uma TIRINHA (história bem curta que é só uma tira mesmo, como as dos jornais).
A “cara” da história
Quando você pensa na disposição e no formato dos quadrinhos, calculando as páginas, está fazendo uma coisa que se chamaDIAGRAMAÇÃO.
“Diagramar” é decidir a forma e o tamanho dos quadrinhos, lembrando que um pode ser o dobro dos outros e ocupar uma tira inteira, por exemplo.
Outro pode ser pequeno, somente com um “som” do tipo “TUM”, “CRÁS”, “NHACT”...
Ai! Não sei desenhar!
Se você acha difícil desenhar ou inventar personagens, não se preocupe. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para “animar” algo que não tem vida.
Quer um bom exemplo? Uma esponja-do-mar virou um dos personagens mais famosos do mundo, não é mesmo? O criador do Bob Esponja foi muito criativo!
Então, comece a observar alguns personagens por aí. Nas propagandas, logotipos de empresas, mascotes de times de futebol...
Outra coisa: não precisa ser um desenho. Você pode fazer uma colagem para criar seu personagem. Um triângulo é o corpo, uma bola é a cabeça. Quem sabe até uma bola de futebol ou de basquete... se for um cara fanático por esportes...
Quando você começar, vai perceber que sua imaginação achará boas idéias.
Mão na massa!
Dica importante: para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens).
Depois faça os desenhos. Sabe por quê? Porque, geralmente, a gente se empolga com o cenário, os personagens, e depois não cabem mais os balões. Fica tudo encolhido e ninguém consegue ler direito.
Outra sugestão:
Se quiser, faça os quadrinhos em papéis já recortados e depois cole-os numa folha preta, deixando espaços iguais entre eles.
Em vez de preta, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com a dos quadrinhos para ficar legal.

As letras
Use apenas letrasMAIÚSCULAS.
Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho.
Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes, assim como usamos o NEGRITO (N) no computador.
Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.
Tipos de balões
Onomatopéias
Hein? Isso mesmo: “onomatopéias” são palavras que imitam sons.
Veja algumas delas.
FORA DOS BALÕES:
OU DENTRO DOS BALÕES:
Final da história
O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final.
Coloque a palavra “fim” no último quadrinho.
O título
Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.
Não complique!
Cena complicada demais pra desenhar?
Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...
Frase comprida demais? Tente cortar o que não faz falta.
Finja que está dizendo a mesma coisa, mas com pressa.
Este é um bom truque.
Faça a lápis primeiro.
Assim dá pra mudar algo errado, diminuir o textos, estas coisas.
Dica de Português
Sempre coloque vírgula entre o VOCATIVO e o resto da frase.
Exemplos:
Oi, turma!
Mãe, você deixa eu brincar?
Gente, vamos jogar bola!
Pára com isso, menina!

Vocativo é a pessoa ou pessoas com quem o personagem fala. (Invoca).

domingo, 2 de outubro de 2011

O gosto pela leitura!!

Vamos incentivar a leitura desde os primeiros anos!!Construindo um alicerce forte,gostoso de se desenvolver e que chame a atenção dos pequenos é fundamental para que haja sucesso no processo de aprendizagem!!!
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/eu-ja-sei-ler-gibi-423486.shtml

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica

Olá pessoal!!!
Esse é um exelente site para se trabalhar com as crianças que se encontram em qualquer nível alfabético,além de que,os pequenos adoram as histórias dessa turminha tão divertida!!
Faça uma visita e divirta-se!!
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx